Homenagem da Unesp às vítimas da Covid-19

Caetano dos Santos Neto

27/02/1945 - 16/01/2021

Servidor docente
FC - Bauru

Caetano dos Santos Neto, bauruense, nascido em 27 de fevereiro de 1945, formado em Educação Física pela Instituição Toledo de Ensino (I.T.E em 1970), Mestre pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep em 1994), durante 30 anos, foi Professor da conceituada e renomada Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Bauru), sendo um dos primeiros professores daquela universidade. Ao se aposentar, continuou lecionando nas Universidades Unimar, Unip, Facol e, por fim, tendo seu último trabalho na Fib, sempre como professor de Basquete.

Além de Professor universitário, foi jogador e técnico de Basquete em categorias de base e adulto. Sua trajetória se inicia aos 14 anos de idade como jogador em 1959, num campeonato realizado na cidade de Bauru, convidado pelo então responsável da equipe do Noroeste Raduan Trabulsi Filho. Era o começo de uma carreira brilhante que durou 61 anos dentro do Basquetebol.

Nos anos seguintes, fez parte da equipe Juvenil da cidade de Bauru. Em 1963, tornou-se Campeão Juvenil do Interior e do Estado, ambos invictos. Sendo estes, os primeiros títulos de relevância na história do Basquete Bauruense. Já na equipe adulta, por várias vezes foi Campeão dos Jogos Regionais, Jogos Noroestinos e Jogos Abertos. Em julho de 1966, já como técnico e jogador, foi campeão do primeiro Campeonato Interno realizado pela Associação Luso Brasileira de Bauru (ALBB), como estudante do Colégio Guedes de Azevedo.

No ano de 1969 a1984, iniciou o trabalho com as equipes da Luso, como coordenador das escolinhas e técnico nas diversas categorias. Organizava torneios internos, que formavam os atletas para representarem o clube nos campeonatos da Federação Paulista de Basquete. Trabalho este que culminou em vários títulos nas categorias Mini, Mirim, Juvenil e Campeão Brasileiro Infantil 1973.

De 1985 a 1990, como técnico da equipe adulta da Lwart-Lwarcel de Lençóis Paulista, conquistou diversos títulos, como o Campeonato Paulista de 1989 e o Vice-Campeonato Brasileiro de 1990. A cidade de Lençois Paulista não tinha tradição no Basquete e o êxito nos campeonatos nesses anos, contribuiu para que a cidade ficasse conhecida em nível nacional. Em 1996, como técnico em Bauru novamente, levou o Tilibra Copimax ao título da 2º Divisão do Estado de São Paulo e, além do troféu, trouxeram para o clube a classificação para a Divisão Especial, onde até hoje se encontra a equipe do Bauru Basquete.

Do ano de 2008 até 2021, passou a coordenar o Projeto APIS (Associação de Promoção á Inclusão Social), subordinado á Promotoria da Infância e Juventude, projeto de Basquete lúdico, voltado para a periferia que conta com 10 EMEFS (Escolas Municipais ), tendo parceria  com a Prefeitura de Bauru, através da Secretaria da Educação e dos responsáveis dos 4 Projetos.

Foram 61 anos dedicados ao Basquete onde colecionou vários títulos como jogador e técnico. Além disso, formou/revelou atletas e professores de várias gerações. Essa paixão demonstrada por Caetano pelo Esporte e principalmente, pelo Basquete, contribuiu de maneira determinante para o desenvolvimento da modalidade na cidade de Bauru e região, tornando-a uma referência no Basquete no estado de São Paulo e no Brasil.

Além do Basquete, sua outra paixão era a pescaria, com muitas histórias para contar.  Ele viveu para ajudar as pessoas e era extremamente dedicado a família. Deixou um legado incrível, na vida e no esporte!!